O projeto elétrico predial é um procedimento técnico importante que todo empreendimento residencial, comercial ou industrial deve executar antes do início das obras. Trata-se, acima de tudo, de uma rigorosa e minuciosa análise que elimina possíveis riscos que uma instalação elétrica pode causar.
Em outras palavras, o projeto elétrico predial traz ao edifício os requisitos necessários para o funcionamento pleno na parte elétrica sem colocar em perigo a estrutura do local, bem como os seus residentes ou frequentadores.
Toda e qualquer instalação elétrica deve ser realizada por profissional habilitado, e o projeto elétrico predial deve ser concebido e seguido de acordo com as normas de segurança indicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
As normas são, respectivamente, as NBR 5410 e NBR 5419, de aterramento.
Na prática, um projeto elétrico predial estabelece a quantidade, os principais tipos e onde estão localizados os pontos de energia elétrica. Os condutores e condutos são definidos e dimensionados.
Não somente, são definidos os dispositivos de proteção, sua quantidade necessária, além de componentes de medição e outros detalhes essenciais.
Também fazem parte do escopo questões como quadros e cabines de energia, SPDA, rede de aterramento, bem como o tipo de tensão que alimentará o local, entre outros pontos que definem um projeto bem executado.
A título de curiosidade, no Brasil existem dois tipos de voltagem que podem variar, dependendo da região em que estamos.
Os estados que utilizam tensão 127v são os seguintes:
- Acre
- Amapá
- Amazonas
- Espírito Santo
- Mato Grosso do Sul
- Pará
- Paraná
- Pernambuco
- Rondônia
- Roraima
- Sergipe
- Minas Gerais
- Bahia
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
Para a tensão 220v, são os seguintes:
- Alagoas
- Brasília
- Ceará
- Mato Grosso
- Goiás
- Paraíba
- Rio Grande do Norte
- Santa Catarina
- Piauí
- Tocantins
O estado de São Paulo é o único que utiliza as tensões 110v, 127v e 220v. Paulista (PE) é o único município que utiliza a voltagem 220v naquele estado.
Projeto elétrico predial: como é realizado
No escopo deste projeto, o profissional habilitado solicita alguns documentos importantes que farão parte do que chamamos de Prontuário de Instalação Elétrica (PIE). Logo, este prontuário deve estar sempre atualizado e será solicitado nas vistorias, manutenções e reformas do sistema elétrico do prédio.
Os documentos requeridos são:
- Planta baixa de arquitetura
- Planta de detalhes (colunas, vigas, estrutura)
- Planta baixa com a disposição dos pontos de consumo
- Conhecimento dos suprimentos de energia elétrica
Com todas as informações em mãos, o profissional pode iniciar o projeto e, posteriormente, a instalação de forma correta e, acima de tudo, segura.
Quais são os itens que compõem um projeto elétrico predial?
Além de discriminar tudo que será feito no trabalho, são incluídos os seguintes itens e especificações de cada material do circuito. Veja as principais:
- Quadros de luz
- Disjuntores
- Prumadas
- Fiação de cabos e fios
- Interruptores
- Tomadas
- Iluminação
Não somente, o profissional anota todos os esquemas de instalação e suas especificidades, de forma que é gerado um relatório que deve ser guardado junto com o restante da documentação no PIE.
A importância do laudo nas instalações elétricas
Devemos chamar a atenção para outro aspecto importante que acontece dentro de um projeto elétrico predial: o laudo das instalações elétricas.
Uma empresa que realiza este tipo de serviço, como é o caso da Watt-SP Engenharia Elétrica, traz relatórios claros e concisos aos seus clientes, contendo fotos para apontar as divergências a serem apresentadas às autoridades sempre que necessário.
Por isso, o laudo nas instalações elétricas é a solução de problemas técnicos, proporcionando melhor condição de funcionamento e condução de tensão elétrica de forma adequada.
Logo, um laudo claro e minucioso nas instalações elétricas é a melhor forma de garantir que a instalação de um equipamento novo, ou remoção de um antigo seja feito com segurança. Para tanto, é preciso procurar uma empresa certificada e que traga segurança ao cliente.
A WATT-SP Engenharia Elétrica é referência em produzir laudos nas instalações elétricas dos mais diferentes tipos de empreendimentos, seja prédios, fábricas ou indústrias de grande porte. Prestamos este serviço há muitos anos no estado de São Paulo, sempre oferecendo comodidade e agilidade na entrega.
Faça seu projeto elétrico predial com a WATT-SP
A WATT-SP Engenharia Elétrica é uma empresa especializada em serviços elétricos que envolvem média e baixa tensão. É liderada por profissionais com experiência adquirida ao longo dos anos em sistemas elétricos de potência, trazendo uma filosofia honesta e transparente, a fim de melhor atender seus clientes.
Para isso, cumprimos rigorosamente as normas técnicas e legais, tais como NBR 5410, NBR 5419, NBR 14039 e NR10. Além disso, nossa empresa vem ganhando destaque em um mercado cada vez mais competitivo, graças à qualidade do serviço prestado, bem como seus produtos na área de engenharia elétrica.
Nossos profissionais são devidamente registrados junto ao CREA-SP.
Se interessou? Entre em contato conosco hoje mesmo e solicite seu orçamento, através do nosso site, redes sociais, ou pelos telefones abaixo:
- (11) 98797-1095
- (11) 2082-2355
- (11) 2289-0080